Em velocidade de cruzeiro
- Elis Faustino
- 30 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Espero que você não dê o seu máximo, nem se esforce muito no próximo ano.
A ideia de que tudo precisa ser muito suado, ralado, provado para testar a fé, tem que ser difícil, sofrido, virar a noite em claro, sempre preocupada com tensões espalhadas no corpo, a ponto de quase desistir e se a vitória não vier assim, não valeu.
Byung-Chul Han, em seu livro A Sociedade do Cansaço, fala dessa cultura de autoexploração que nos leva ao esgotamento físico e mental como se um estilo de vida baseado em sacrifícios, dar o máximo de si para sair da zona de conforto fosse necessário para performar alta produtividade para ter sucesso e vencer na vida.
Penso em minhas metas para meu próximo ano. O que mais eu preciso fazer além do que já tenho feito? Será necessário afunilar ainda mais as minhas intenções, estreitar ainda mais o meu desejo porque o Universo não entendeu muito bem ainda o que eu quero, mais um ano de metas SMART coladas no espelho do armário e se a vida ainda não progrediu é sinal que preciso me esforçar ainda mais, me dedicar a exaustão a ponto de ter um burn out?
Sinto que já tenho feito o meu melhor, faço tudo que está ao meu alcance, tenho trabalhado, estudado, faço meus exercícios, cuido da alimentação, estou com a terapia em dia, deixo a casa limpa e organizada, pago meus boletos, faço minhas orações e mediações.
Já não está bom? Tem que ter mais? Quando será o suficiente?
Estou diante da agenda de 2026 que me pergunta quais serão as minhas metas, escrevo: Ceteris Paribus, do latim, tudo o mais constante.
Se eu me manter em movimento na constância que já estou, certa de que altos e baixos virão, ano que vem é só deixar rolar em velocidade de cruzeiro. É o tal do flow.
Segundo o Google:
Velocidade de cruzeiro é a velocidade constante e mais eficiente que um veículo, buscando máximo rendimento com menor consumo de combustível e desgaste do motor. Não necessariamente a máxima, mas a mais econômica e confortável.
A você, leitor, desejo em 2026 que encontre paz, confiança e tenha a certeza de que você tem feito o seu melhor. Se seus passos já estão alinhados, se precisar ajuste a rota, entre em voo pleno, curte a brisa. Apenas continue. Você está indo bem. Você chega lá.
Obrigada a todos que me acompanharam este ano, aqueles que apoiaram minhas iniciativas e me deram coragem para continuar. Eu me sinto menos só sabendo que tenho vocês.
Um cheiro e feliz 2026!
Elis Faustino
Escritora




